Entrevista com Patricia Maldonado

“Eu sempre fui uma apaixonada por esporte”

522931_10151214629057948_408094846_nJornalista, apresentadora e por que não musa do esporte, o blog Clube Fanáticos entrevistou com exclusividade Patricia Maldonado. Com uma experiência na TV e no esporte de dar inveja a qualquer um, a apresentadora falou sobre sua carreira, futebol e sobre o título de musa, que para ela é um exagero. Confira esse bate papo exclusivo.

Clube Fanáticos: Você tem um currículo invejável, com passagens pelas maiores emissoras do país, você imaginava ter uma carreira tão espetacular quando se formou?

Patricia Maldonado – Nem nos meus melhores sonhos imaginava conquistar tanto! Falta muito pra aprender, para crescer, para alcançar, mas me sinto abençoada por tudo que já vivi e todas as oportunidades que tive na carreira. Tive a honra de trabalhar com o Armando Nogueira, um dos meus ídolos no jornalismo, e grandes nomes do futebol, como Rivelino e Júnior. O melhor é que as coisas surgiram de maneira natural na minha carreira, tudo veio graças a trabalho e determinação, nunca precisei fazer lobby e muito menos passar por cima de alguém para crescer!!

Clube Fanáticos: Como o esporte entrou na sua vida? Foi paixão ou oportunidade?

Patricia- Os dois! Eu sempre fui uma apaixonada por esporte. Pratiquei muitas modalidades diferentes desde criança, acho que experimentei a maioria (me dei bem apenas no hipismo clássico, que pratiquei por 12 anos!). Quando o Sportv me fez a proposta pra trabalhar com esporte eu amei! Foi um sonho realizado! Eu já era a maior fã do canal!!

Clube Fanáticos: Sabemos que você praticou hipismo durante 12 anos, porque parou? Pensou em se profissionalizar e seguir carreira nesse esporte?

Patricia- Amo cavalos e qualquer esporte que possa ser praticado com eles! Já fiz enduro equestre, volteio, hipismo rural e clássico, ao qual me dediquei por 12 anos. Parei porque precisava treinar, correr atrás de patrocínio (é um esporte caro), participar de competições e já trabalhava como jornalista, não conseguia ter uma rotina como antes. Ficava dias sem conseguir treinar. Faltava a muitos torneios porque estava de plantão na Folha de São Paulo. Foi uma decisão difícil, mas andar a cavalo hoje é apenas um hobby.

Clube Fanáticos: O que você mais gostava como repórter Patricia Maldonado, apresentadora da Bandesportiva e o que menos gostava?

Patricia- O que eu mais gostava eram as coberturas internacionais e eu fiz várias (copas da Coréia/Japão e Alemanha, maratona de Nova Iorque, Mundial de Natação, entre outros). O que eu menos gostava era a cobertura diária de treinos. O repórter tem que se desdobrar para fazer uma reportagem interessante, diferente, num treino. Admiro até hoje quem consegue fazer isso, como o Pedro Bassan, por exemplo.

Clube Fanáticos: O futebol ainda é um universo machista? Já sofreu algum tipo de preconceito nessa área?

Patricia- É um universo machista sim, mas que hoje está mais inclusivo do que na minha época. No começo eu sentia que os jornalistas, jogadores e técnicos achavam que a gente não tinha que estar ali, que não sabia nada do esporte. Briguei muito para conquistar meu espaço e, graças a Deus, conquistei grandes amigos na área depois de mostrar que sabia do assunto sim!

Clube Fanáticos: Qual a diferença de se trabalhar em um canal específico de esporte como o Sportv e outro que tem uma programação ampla, não apenas com foco esportivo?

Patricia- A diferença é total. No Sportv o esporte é tudo. Nos outros canais em que trabalhei o esporte tem um horário só dele e tem toda uma programação pra brigar se algo importante acontecer. Os públicos que assistem cada um dos canais também são bem diferentes.

Clube Fanáticos: Cobrir uma Copa do Mundo é considerado um dos ápices da carreira de um jornalista esportivo, como foi para você poder participar de duas?

Patricia- Foi o máximo! Agradeço muito ao Sportv pela oportunidade de cobrir a Copa de 2002 e a Record pela de 2006. As duas vezes eu senti que tinha atingido o ápice da minha profissão, que estava onde todo mundo queria estar, especialmente quando vi, de perto, o Brasil ser campeão do mundo!

Clube Fanáticos: Por palpite em que você aposta na Copa do Mundo de 2014? Quais os favoritos?

Patricia- Pra mim o Brasil é o favorito e minha aposta sempre!

Clube Fanáticos: Como foi a experiência de comandar programas de esporte como o Band Esporte Clube, Grid Motor e SportvNews?

Patricia- Foram experiências muito bacanas, cada uma com sua particularidade. Graças ao Grid Motor eu pude aprender muito sobre automobilismo, com o Sportvnews eu conquistei ainda mais credibilidade entre os jornalistas da área e no Band Esporte Clube eu pude mostrar mais informalidade, mais leveza. Adorei também fazer o Troca de Passes, que apresentava com o Armando Nogueira. Nem preciso dizer o quanto aprendia em cada programa com esse grande profissional.

Clube Fanáticos: Teve algum esporte que você odiava cobrir? Por quê?

Patricia- Não! Curto todos!

Clube Fanáticos: Tem alguma história inusitada que você vivenciou na carreira e que se lembra?

Patricia- Tenho muitas…na copa da Coréia certa vez o Armando Nogueira pattriciame chamou de “Patrícia Bem Dotada”, num link. Foi uma brincadeira, claro, eu encarei numa boa, dei risada. Mas quando cheguei na redação ele ficou meia hora se desculpando, porque achou que foi grosseiro e porque o filho tinha puxado a orelha dele!!

Clube Fanáticos: Ser considerada uma musa da TV, é bom ou ruim? Você assume esse título de musa?

Patricia- Eu sou musa? Não sei disso não! Tem tanta mulher mais linda que eu na TV.

Clube Fanáticos: Quais os benefícios e malefícios de ser uma pessoa conhecida?

Patricia- Não vejo malefícios. Eu gosto de ser reconhecida. Faz parte do meu trabalho! Se isso não acontecesse ficaria triste.

Clube Fanáticos: Você tem uma qualidade imprescindível para a realidade do jornalismo atual na TV, que é a de assumir várias áreas com credibilidade e conteúdo. Sua carreira já passou pelo esporte, entretenimento, telejornais, cobertura de carnaval, etc. Qual a área que mais te agrada?

Patricia- Difícil dizer! Gosto mesmo é de desafios. Gosto de fazer cada hora uma coisa!

Clube Fanáticos: E para terminar deixe uma mensagem aos esportistas de plantão do blog para esse ano de 2014.

Patricia- Desejo a todos os esportistas que leem o blog um 2014 de muito sucesso. Pessoal e profissional! E que todos corram atrás dos seus sonhos!

Deixe um comentário

